logotipo rede todolar site-13

Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo da construção civil.

Essa startup de Pernambuco vai faturar R$ 104 milhões imprimindo casas

Vinicius-Motta_CEO-Minha-Casa-Financiada-1-1

Tecnologia é importada dos Estados Unidos e vai começar a operar no Brasil no segundo trimestre do ano que vem

No início dos anos 2000, imprimir um papel era uma dificuldade que só. Você até podia ter uma impressora em casa, mas tinha que torcer para ela funcionar, para ter tinta, para ela não engasgar e para que ela imprimisse certinho. Era uma jornada — e, em algumas situações, dependendo do equipamento, ainda é. 

A tecnologia avançou bastante de lá pra cá. Hoje, você pode mandar uma página imprimir direto do celular, rapidamente, sem conectar sequer um cabo. Também evoluíram outras tecnologias, como da impressão 3D, que já é usada na indústria automobilística e médica, por exemplo.

Por isso, se, no início dos anos 2000, você ouvisse que uma impressora poderia imprimir uma casa inteira – já no terreno onde ela ficará -, provavelmente não acreditaria. 

Mas é isso que a pernambucana Minha Casa Financiada vai trazer para o Brasil a partir do ano que vem. A empresa investiu 5,5 milhões de reais para comprar uma máquina desenvolvida nos Estados Unidos pela Apis Cor que imprime as casas já no terreno onde elas devem ser construídas. 

“Do mesmo modo que você vê a impressão de plástico, você faz isso com concreto”, diz Vinícius Motta, CEO da Minha Casa Financiada. “O formato é o mesmo: instrução de areia, cimento, aditivo. Coloca na máquina e a máquina vai construindo, fazendo a parede, as formas da casa. Ela cria um eixo x, y, z e vai imprimindo”. 

Até agora, já houve projetos feitos com equipamentos da Apis Cor nos Estados Unidos e em Dubai.

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp